No passado vimos muitas lojas que so existiam no mundo Offline abrirem suas lojas no mundo Online.

O movimento agora também está acontecendo no sentido contrário.  Lojas que só existiam no mundo Online abrindo lojas ou usando espaços Offline para ins-pirar consumidores a comprar!

A mais recente notícia saiu no blog techtudo.

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/02/paypal-testa-projeto-para-compras-qr-code.html

A marca de pagamento Online paypal começou a testar um ideia de compras via QR Code.  Os produtos estarão em estações de metrô, fachadas nas ruas etc.

Essa ideia mistura duas tendências a OnOffRe com a Aponde e Descubra que já falamos aqui:

http://fredalecrim.com.br/2012/01/31/de-olho-nas-tendencias-aponte-descubra-e/

Claro que essa ideia não é nova, o supermercado TESCO já havia feito algo bem parecido em Seul.

 

A rede varejista John Lewis aproveitou algumas “paredes” nas ruas de Londres e também colocou a sua loja lá com compras via Qr code!  Nesse caso, uma lista de produtos sugeridos para presente de Natal (top 30 de produtos).  Qualquer um dos produtos da “prateleira virtual” eram comprados no site móvel da marca e no dia seguinte o Cliente podia pegar o produto na loja fisica.

É um novo tipo de “pop up store”

Outro exemplo é da loja virtual, de aplicativos móveis, openspace (https://openspacestore.com/shop/)

Em dezembro do ano passado a openspace abriu uma loja física em Boulder, Colorado, nos Estados Unidos.

Lá os Clientes podem utilizar os aplicativos antes de comprar.  A marca também usa a loja para fazer eventos temáticos para divulgar novos aplicativos.

O nosso último exemplo de hoje é da marca japonesa de cosméticos @Cosme que só existia ONline, mas que em 2009 abriu a sua primeira loja física.

O estoque da loja é bem pequeno e todo direcionado pelas vendas online.  Só os 3 produtos campeões de vendas ONline são vendidos lá!

E isso pode mudar todos os dias!!!

O Design da loja também é integrado com as vendas do site.  Os produtos são expostos de cima pra baixo do mais vendido ao menos vendido entre os top 3 do site.

Ah, os consumidores podem ver nas telas instaladas na loja, os comentários dos Clientes no site da marca em tempo real, o que permite ter reais opiniões sobre os produtos, antes de comprar.

 

fonte de pesquisa: Trendwatching