hointer

Há muito tempo se fala sobre Multicanal e a sua importância para que o varejo consiga conquistar os Clientes.

A evolução do multicanal é a integração para oferecer uma melhor experiência de compra aos Clientes. Isso, de maneira bem resumida, é Omnichannel.

Surgiram exemplos de empresas que colocaram alguma coisa de Omnichannel em prática.

No ano passado o tema foi muito abordado na maior feira de varejo do mundo, a NRF. Antes de embarcar para lá postei isso:

http://fredalecrim.com.br/2013/01/07/o-futuro-do-varejo-e-onoffre/

Também falei sobre o tema nessa postagem:  http://fredalecrim.com.br/2012/07/19/do-mapa-para-a-bussola-a-sua-estrategia-e-mutavel/

E quando o foco ainda era quem vai ganhar, se as lojas físicas ou online, eu escrevi isso:

http://fredalecrim.com.br/2012/02/27/lojas-on-x-lojas-off-quem-ganha/

Na verdade não é uma questão de uma versus outra e sim de como unir as duas experiências (o Online com websites, aplicativos, responsive design e o Offline com lojas conectadas, serviços de click and collect, atendimento competente e carinhoso etc.).

Recentes pesquisas mostram que os consumidores ainda preferem as lojas físicas e uma das tendências apresentadas na NRF 2014, que acaba de se realizar em Nova York, é que o futuro das lojas físicas é bem promissor quando se fala em preferência de compra dos consumidores.

Mas, claro que essa loja física que vai ganhar a preferência do consumidor é campeã em oferecer um experiência única de atendimento, relacionamento e compras.

E dados apresentados na NRF mostram que o consumidor que compra nas lojas online e offline de uma marca, em média gasta mais do que aquele que só usa o Online ou Offline.

Esse é o futuro que eu acredito.  Lojas cada vez mais conectadas para se conectarem ainda mais com seus Clientes.

E isso já está acontecendo, um dos ótimos exemplos apresentados na NRF foi da Hointer.

Olha que bacana o vídeo abaixo mostrando como essa varejista trouxe o futuro para o presente, ou seja, na Hointer, o futuro é hoje!

A Hointer é um grande exemplo do futuro do varejo.

Ao chegar à loja, encontramos logo um dos pontos de serviços campeões em lojas campeãs em serviço. EDUCAÇÃOhttp://fredalecrim.com.br/2011/04/26/marketing-de-educacao-e-as-empresas-que-educam/

Uma sinalização ensina o consumidor como comprar na Hointer.  Isso é fundamental!

São 3 passos.  1. Baixe o aplicativo da hointer. 2. Faça um scan ou aproxime seu celular dos códigos e/ou etiquetas. e 3. Aperte o botão experimentar e os produtos estarão em 30 segundos no provador.

Hointer loja onoffre conectada

Depois de clicar em experimentar, o aplicativo te diz em qual provador você deve ir.

Hointer nrf 2014

No provador também tem EDUCAÇÃO.  Explicando que o produto chegará logo e que, caso o tamanho seja o errado, você pode pedir outro pelo próprio aplicativo.  Se for uma questão de ajuste, à loja oferece ajustes de graça.

Hointer_DR

Hointer

Depois é só conferir no Aplicativo os produtos que você vai querer levar e passar no caixa.

Hointer caixa

Também é possível comprar pelo aplicativo onde quer que você esteja e pedir para entregar na sua casa ou onde você quiser.

Há dois anos escrevi sobre uma tendência que chamei de Aponte, Descubra e Compre.  Acho que acertei em cheio hein? Olha como a Hointer chama sua experiência de compra:

aponte, descubra e compre

aponte, descubra e compre

 Olha aqui o que eu escrevi há dois anos:

http://fredalecrim.com.br/2012/01/31/de-olho-nas-tendencias-aponte-descubra-e/

http://fredalecrim.com.br/2012/02/13/de-olho-nas-tendencias-aponte-e-descubra-em-vitrines-e-propaganda/

http://fredalecrim.com.br/2012/10/11/tendencias-no-varejo-a-evolucao-na-experiencia-do-cliente/

E olha que ainda tem uma tecnologia sobre a qual já falei por aqui que vai ajudar e muito nessa experiência.  Estou falando do reconhecimento facial.

falei sobre essa tendência nessa postagem:  http://fredalecrim.com.br/2014/01/10/sera-mesmo-uma-revolucao-para-o-varejo/

Os negócios que irão vencer no futuro serão Tech e Touch, aqueles que usarem muito bem a tecnologia (tech) para melhorar o relacionamento e a experiência do Cliente (touch) com a sua marca.