Mais um exemplo bem bacana de lojas ONline que estão chegando ao mundo OFFline; Estou falando da Birchbox, varejista americana especialista na venda de produtos de beleza.

A marca, que já é muito bem sucedida no Ecommerce, abriu, sua primeira loja física.  Fica no SoHo, em Nova Iorque.

A proposta da marca no ONline também é bem bacana.  O Cliente, homem ou mulher, pode pagar um valor mensal (2o dólares para homens e 10 dólares para mulheres) ou anual (195 dólares para homens e 110 dólares para mulheres) e todo mês receber, em uma caixa, de 3 a 4 amostras de produtos de beleza e um produto da categoria que eles chamam de lifestyle (necessaire, camiseta, etc.). Dessa forma o Cliente conhece os produtos antes de comprá-los.

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Esse movimento está se tornando muito comum entre empresas com operação apenas no mundo ONline.  Isso mostra que, principalmente em alguns segmentos, o tocar, sentir e experimentar é essencial.  Já falei sobre esse movimento de: ON -> para: OnOffRe aqui: http://fredalecrim.com.br/2014/07/14/a-marcas-online-chegam-ao-mundo-fisico/

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A loja é física, mas a experiência de comprar lá é cheia de ferramentas de tecnologia.  Tudo para oferecer uma experiência única no varejo.

É possível usar tablets e telas com tecnologia touch que identificam o seu perfil e a partir daí te ajudam a encontra os melhores produtos para você.

No espaço B.Y.O.B. (Build Your Own Birchbox, algo como monte a sua própria Birchbox), o Cliente pode pagar um valor e escolher de 4 a 5 produtos, da mesma forma que acontece no Ecommerce. Isso é bem interessante; Quem já é Cliente do site, chega na loja e encontra o mesmo modelo mental do Ecommerce, o que facilita o Cliente a se sentir confortável e por dentro de como as coisas funcionam.  O que há de novo é exatamente o que não pode ser oferecido na experiência Online.

Ainda há um espaço chamado Try bar (espaço de experimentação), onde os Clientes podem testar e conhecer os produtos antes de comprá-los.  Há também, no andar debaixo, um salão de beleza para escova e maquiagem.

O mix da loja, que conta com mais de 250 marcas, possui uma exposição com o foco do Cliente.  Ao invés de organizar a exposição por marcas, a Birchbox organiza por exemplo os esmaltes, por cores. Isso facilita e muito a vida do Cliente, concorda?

A Birchbox também sabe que um dos pontos para aumentar suas vendas no Ecommerce, é educar seus Clientes sobre os produtos e o seu uso correto.  Por isso mesmo a marca oferece, na loja, aulas de cosmetologia.  As aulas são gratuitas para assinantes do site.

O movimento da Birchbox (de: On para OnOffRe) é, sem dúvida, muito bom, pois ajudará e muito a tornar a marca ainda mais conhecida, como também a loja física será uma ótima ferramenta de educação e experimentação, tão necessários para quem compra Online.  Com isso a tendência é melhorar os resultados da marca no Online.

Abaixo mais algumas fotos da loja:

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E aqui dois vídeos que apresentam a loja por dentro:

Movimentação gera movimentação.  A Birchbox está se movendo.

Para aumentar suas vendas Online, o movimento de abrir uma loja física oferece o que a loja Online não pode:  Tocar, sentir e experimentar!

Esse movimento já foi feito pela Warby Parker e várias outras varejistas que nasceram apenas no mundo Online, como você pode ver no link que coloquei no início dessa postagem.

E você? e sua marca?  Re-pense, Re-aja, Já!