Nas visitas técnicas que faço ao varejo internacional, sempre procuro diversificar marcas e segmentos. Por isso, pesquiso muito sobre empresas que estão sempre em movimento.

Nesta postagem vou falar sobre uma marca da qual sou fã! A WAWA, rede de lojas de conveniências e postos de gasolina que domina a costa leste do Estados Unidos. A empresa é a maior rede de lojas de conveniência e terceiro maior varejista de alimentação da grande Philadelphia.

IMG_6916

Uma das principais coisas que me fizeram fã da WAWA é a sua longevidade no mercado. A empresa foi fundada em 1803. Na época, vendia leite da sua própria criação de gado, com entrega em domicílio.   O seu pioneirismo já surgiu aí, pois foi a primeira empresa que vendia leite a ter certificação de qualidade do seu produto. Isso era muito importante, pois o leite ainda não era pasteurizado. Com isso, conseguiu confiança dos consumidores e abriu portas para o crescimento da marca.

Em meados de 1960 as pessoas passaram a ir a lojas para comprar seus produtos, incluindo o leite; Isso afetou os resultados do negócio.  Como movimento gera movimento, a WAWA fez mais uma movimentação bem sucedida. Em 1964 a empresa abriu a sua primeira loja, a WAWA food market. E em 1996 lançou o conceito de lojas super WAWA que passaram a ter, também, bombas de combustível.

IMG_0792

Depois de todos esses anos a WAWA continua crescendo. Está listada, na FORBES, entre as 100 maiores empresas privadas dos EUA.

O segredo? Uma cultura organizacional que estimula o crescimento pessoal e profissional, um atendimento maravilhoso, preços justos por produtos excelentes!  Tudo isso em lojas com design bacana e acolhedor.

O resultado?  Uma experiência de compra maravilhosa para os Clientes e muitas vendas por causa de Clientes que se tornam grandes fãs da marca.  Como eles mesmos dizem:  “Comida fresca e Pessoas amigas”, isso é o que você encontra nas lojas da marca.

IMG_3606

A WAWA foi uma das pioneira no uso de tela de autoatendimento no varejo de conveniência.

IMG_0789

IMG_6918
IMG_6927

Além disso, a remuneração de sua equipe é acima da média do mercado americano.  O cuidado com a equipe faz toda diferença e o resultado aparece na vendas, lealdade dos Clientes e apareceu na mais recente pesquisa do segmento que apontou a WAWA como a loja de conveniência predileta do consumidor americano.

IMG_6967

Dá uma olhadinha nesse vídeo curto que fiz dentro de uma das lojas da WAWA na Flórida.

E aí, gostou? O que esse exemplo pode te ajudar na sua movimentação?

Se INS-pire, RES-pire e depois TRANS-pire, afinal, movimento gera movimento!