2017 está aí e quando um ano acaba e outro vai chegando, começam as listas de tendências. Você já deve ter visto e lido algumas, certo?

Eu gosto muito dessas listas e também faço a minha, mas antes de falar de tendências para 2017, que tal falarmos da essência, do básico?

Na minha humilde opinião, no varejo, o básico nunca sai de moda. E na verdade, é o básico bem feito que faz um negócio ser sólido e forte por muito mais tempo.

Tendências pra quê?

Não estou falando com isso que as tendências não são importantes. Saber as tendências é importante para um negócio que quer e precisa inovar e se d!f3r3nci4r. Pra quem já faz o básico consistentemente bem feito, as tendências podem ser a cereja do bolo ou o tempero necessário para atrair mais Clientes, vender com mais margem, ganhar mais e melhor reputação.

A questão é que passamos tantos anos falando só de tendências que o básico foi esquecido por muito negócios. Considero tendências a evolução natural de um negócio, para onde ele pode ou deve ir, mas sempre com muito cuidado, pois às vezes o que se apresenta como tendência não se concretiza como tal. Isso mesmo, uma lista de tendências são possibilidades, algumas bem reais outras apenas apostas. Daí a importância de conhecer o mercado e estudar o comportamento das pessoas, e não só do seu consumo, para analisar cada tendência com bastante atenção.

Essa análise também é importante para que se possa identificar o melhor momento para implementar alguma tendência no seu negócio.

Mais importante do que pressa, é precisão. 

Outro fator importante é que ao conhecer as tendências, você fica sabendo para onde o mundo dos negócios está indo ou pode ir, ou seja, o seu radar fica ligado e você pode começar a se preparar para que no momento certo o seu negócio implemente determinadas tendências. Então fique ligado nas tendências, pois algumas delas podem se tornar um novo básico no seu mercado, logo estar preparado é fundamental para a perenidade da sua marca.

2017, o ano do Básico.

Meu querido amigo Caio Camargo acabou de lançar seu primeiro livro. Arroz, feijão e varejo traz as armas do varejo para construir o necessário para ser forte, o básico, o que não pode faltar, o essencial e necessário. Recomendo a leitura do livro, a sua leitura vai ser muito importante para 2017, o ano que para mim vai ser do feijão com Arroz (básico) e apenas um pouquinho de tempero (tendências).

Clica aqui para saber mais sobre o livro Caio.

Outro querido amigo que também fala da importância do básico, é o meu xará Fred Rocha. Em seu artigo, tendências para 2017, no portal Administradores.com, ele fala sobre essa ideia do básico, a qual compartilhamos. Rocha também vai lançar um livro muito bacana. O seu primeiro livro trará dicas essenciais para o construir o básico nos negócios.

Clique aqui para ler o artigo do Fred Rocha no Administradores.com:

Mas, o que é o básico?

Falando de uma forma bem genérica e sem olhar nenhum segmento específico de mercado, para mim cuidar do básico é:

  1. Gente
  2. Processos
  3. Sistemas
  1. Gente é e sempre será o pilar mais importante para qualquer negócio. Gente é o básico imprescindível para fazer um negócio sobreviver e evoluir. Por isso é tão importante se movimentar na direção das pessoas. Definir muito o tipo de pessoa que o seu negócio precisa, aumenta e muito as chances do sucesso e em tempos difíceis, faz com o negócio não sofra ou sofra menos. Definido o perfil, seja muuuuuuuuuuuuito exigente na escolha; nada de colocar qualquer pessoa para dentro do negócio, jamais o menos ruim. Para escolher bem, é preciso ter bem claro o que você está procurando. Seja muito exigente na escolha. Gente que aprende, entende, empreende, atende e vende. Gente que gosta de gente e que queira trabalhar com você e não que esteja apenas procurando um emprego. Através das pessoas certas, um negócio constroi um relação emocional com seus Clientes. Cuidar do seu pessoal, é cuidar do Cliente e da imagem e dos resultados do negócio.
  2. Processos. Como as coisas são feitas no seu negócio. Outro pilar muito importante em qualquer negócio é o como se faz o que se faz. Ter processos bem definidos e que estejam escritos, que sejam simples, que sejam acreditados pela equipe e periodicamente revisados. Além é claro, que tenham sido construídos com o foco de quem vai executar o processo e de quem vai ser beneficiado pelo processo. Organização de loja, layout, comprar, expor produtos, vender, treinar, cuidar do dinheiro, do estoque etc. Bons processos podem ajudar e muito na gestão dos negócios. Não deixar faltar os produtos que o Cliente está procurando, não comprar o que não precisa, não gastar mais do que se pode, definir corretamente o preço de seus produtos etc.
  3. Sistemas. Através dos sistemas é possível ter a empresa na mão de uma forma simplificada e prática (dependendo do sistema e de como ele é usado na empresa).  Um bom software de gestão pode ajudar a comprar, vender e até tornar alguns processos mais simples. Lembrando que é o sistema que deve se adaptar ao negócio e não o negócio ao sistema. Quando o sistema é bom, nem percebemos que ele existe. Outros tipos de sistemas que ajudam, são os aplicativos. Hoje, o que já foi tendência, agora é um novo básico: Investir no relacionamento com seus Clientes através de redes sociais e canais digitais. Quanto melhor a presença digital, maiores as chances de atrair clientes para sua loja.

E aí, como você está servindo o seu feijão com arroz? É preciso melhorar a sua receita? Você está misturando muitos temperos antes mesmo de conseguir entregar o melhor do básico? Lembre-se, os temperos (tendências) devem ser adicionados, sempre com moderação, em um básico já executado consistentemente bem. E muita atenção na escolha dessa tendência (tempero), afinal nem tudo combina com o seu feijão com arroz e o que vai combinar é você que tem que decidir, baseado no seu conhecimento do seu negócio, do mercado e dos Clientes.

Desejo um 2017 maravilhoso para você e seu negócio.

F R E D A L E C R I M

Ativador de Movimentos

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