Realmente, uma das tendências mais quentes do varejo no momento é a utilização de inteligência artificial.  O uso mais comum tem sido a utilização de BOTs no atendimento ao Cliente.

Nessa direção a marca Estée Lauder (que também é detentora das marcas Clinique e Bobbi Brown), criou um assistente virtual de atendimento para auxiliar nas compras e nas entregas em até 1 hora.  A ação acontece apenas em Londres.

O movimento usa a tecnologia para agilizar atendimento e também gerar conveniência para so Clientes.  E como sempre falo, conveniência é novo luxo!

O ChatBot para realizar este serviço funciona no facebook messenger.  A ideia é usar AI (inteligência Artificial) para se comunicar com os Clientes.   Os clientes podem comprar seus presentes de Natal e escolher uma empresa de entrega e receber suas compras em até 1 hora.

Esse movimento já é uma das primeiras ações pós criação de um conselho de millenials na empresa.  O conselho foi criado para manter a Estée Lauder em sintonia com as tendências de mercado e funciona também como um programa de mentoria reversa onde jovens funcionários ensinam os mais velhos como usar redes sociais, por exemplo.

Isso também é possível graças as novas funcionalidades que o facebook implementou como a que permite que ao clicar em um anuncio de uma marca, o Cliente seja direcionado para uma conversa com a marca no facebook messenger.

Tenho certeza que é só o começo, muitas marcas já estão fazendo suas experiência com BOTs, vai ganhar quem souber executar bem seus movimentos com AI.  Movimento na direção de realmente auxiliar seus Clientes, poupando tempo, gerando conveniência e educação.

Forte abraço,

F R E D A L E C R I M

fontes: Read more at http://www.campaignlive.co.uk/article/estee-lauder-launches-facebook-messenger-60-minute-deliveries/1417324#0WsPv6Yl4SKuBxiO.99
https://www.retail-week.com/sectors/health-and-beauty/este-lauder-launches-on-facebook-messenger/7016624.article
http://www.telegraph.co.uk/business/2016/11/30/estee-lauder-offers-mascara-60-minutes-facebook-messenger-bots/