Existe um movimento no varejo na direção de menos interação do Cliente com funcionários das marcas.

O Bob’s tem uma loja no Rio de Janeiro onde não há mais interação no balcão para pagamento, ou seja, não há operador de caixa.  A compra é feita através de auto-atendimento, no celular, através do aplicativo da marca ou no totem de auto-atendimento.

CORRECAO DE CREDITO RIO DE JANEIRO/RJ 20-1202-16 ECONOMIA NEGOCIOS BOBS Loja do BOBS no BarraShopping, Rio, é primeira unidade da rede com atendimento 100% digital. FOTO Patrick Gomes/BOBS/DIVULGACAO

Lá fora, self-checkout já é uma realidade faz um bom tempo.  Farmácias, supermercados e lojas de material de construção são exemplos de segmentos onde os varejistas já fizeram esse movimento.  Aqui no Brasil alguns supermercados já estão fazendo o movimento na direção de caixa de auto-atendimento também.  Mas, há outras formas de atendimento sem a interação humana em algumas etapas do processo de compra.  Já postei aqui sobre o novo aplicativo do Shake Shack.  Se você não leu, clica no link abaixo:

http://fredalecrim.com.br/2016/12/27/melhorando-a-experiencia-para-vender-mais/

Bom, como você pode ver, a movimentação no varejo para facilitar a vida do Cliente e melhorar sua experiência está grande certo?

E quem entrou nessa movimentação foi o McDonald’s.  Nas suas lojas já é possível comprar em totens de auto-atendimento e receber seu pedido na mesa, como postei aqui:

http://fredalecrim.com.br/2016/12/23/mcdonalds-entregando-na-mesa/

Mas, qual o movimento mais recente do McDonald’s nessa direção?  Vending machine de Big Mac!  Isso mesmo.

Aproveitando o lançamento de dois novos tamanhos de Big Mac (Big Mac Jr. e The Grand Big Mac), a marca aproveitou para fazer um movimento bem bacana convidando as pessoas para experimentarem os novos sabores diretamente de uma vending machine.  A “experiência” vai acontecer em Boston e os Clientes não pagaram nada para experimentar os novos Big Mac’s.  Na verdade o pagamento dar-se-á através de um tweet postado diretamente da máquina no perfil do Cliente falando sobre a experiência.  O formato de pagamento não é novidade e é bem simples.  O McDonald’s vai trocar um Big Mac por um anúncio na sua timeline do twitter, feita pelo seu perfil.

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Como você deve ter percebido, esse movimento do McDonald’s é, na verdade, uma campanha de lançamento dos novos tamanhos de Big Mac, mas será que também não é um teste?  E se for bem aceito?  Será que não veremos ATM’s de Big Mac’s por aí?  Na busca de reduzir custos com pessoal, o varejo está buscando alternativas na conveniência e na tecnologia.

E aí, o que você acha?  Você compraria um sanduíche em uma vending machine?

É claro que esse não é o primeiro movimento do varejo na direção de oferecer comida através de vending machines, mas o McDonald’s fazer uma experiência assim, gera muita curiosidade.  Será apenas uma campanha de lançamento ou há outro interesse por trás desse movimento?  O tempo dirá!

fontes:
https://www.thrillist.com/eat/nation/mcdonalds-big-mac-atm-machine-boston
http://www.eater.com/2017/1/26/14400334/big-mac-atm-mcdonalds