Reconhecer um funcionário é um movimento de respeito, atenção e gratidão. É algo vital para quem recebe que se sente reconhecido, valorizado e respeitado.

É vital também para o negócio que a partir do reconhecimento a quem merece, fortalece a cultura do negócio com foco nas pessoas. Existem várias formas de reconhecer alguém. Não existe a melhor maneira, mas com certeza há várias formas bem legais.

O que a rede americana The Container Store faz para reconhecer o tempo de dedicação dos membros de sua equipe é bem legal. A partir do quinto ano eles recebem um pin de ouro com o tempo de casa. É claro que não é só isso, há toda uma cultura de valorização do ser humano e seu desenvolvimento profissional.

Sem isso o pin seria só um pin e só. Outro aspecto dessa ação é que os Clientes percebem quanta gente dura tanto tempo na empresa. E empresa onde os funcionários duram no trabalho, transmite a ideia de que é boa para se trabalhar o que ajuda na empatia do Cliente com a marca.

E aí, o que você faz para reconhecer quem merece no seu negócio e na sua vida? O que você faz para demonstrar isso? Seja com palavras, seja com símbolos como um pin, o importante é reconhecer. E que isso seja verdadeiro e de coração. E que tenha critérios claros e justos. Reconhecimento justo e sincero ajuda para que o ambiente da empresa seja menos tóxico e passe a ser mais equilibrado e estimulante. #fredviuporai