O processo de acolhida é tão importante quanto o de seleção de novos colaboradores. Além de contratar quem queira trabalhar no seu negócio e não quem esteja, apenas, procurando emprego, é fundamental também que haja um processo de acolhida estruturado e profundo e que permita que o novato aprenda sobre o negócio e sua CULTURA. Quem começou a história da empresa, por quê? Quais os valores e comportamentos que precisam ser vividos e praticados e por quê? É importante que antes de qualquer outra coisa, mesmo aprender sobre o o trabalho que irá realizar, o novo profissional entenda e queira abraçar a Cultura do negócio.
Não é a toa que se fala que uma boa cultura empresarial Atrai profissionais, os mantém na empresa e também afasta aqueles que não conseguem viver de acordo com ela. E aí, como é a acolhida de um novo profissional na sua empresa? Rápido, a jato, superficial, com foco apenas no processo de trabalho, deveres e direitos? Se o novato não se encantar com a Cultura e a história do negócio, ele não vai entender certas coisas, nem fazer certas coisas como se deveria, simplesmente por não se sentir inspirado.
Colocar a empresa pra dentro da pessoa, antes de colocá-la para dentro da empresa é fundamental para ter profissionais mais engajados, desde o início. É nesse momento que a relação já pode começar de forma emocional e não apenas transacional, concorda? Tem empresa que entrevista durante 30 minutos e no outro dia o cara já está treinando para trabalhar; no máximo passam um vídeo da empresa e pronto, “jogam” o cara para dentro do negócio. Mas, também conheço empresas que fazem bem direitinho esse movimento tão importante. Um exemplo é o MMA criado pelos queridos amigos da @potiguarhonda.
MMA que dizer Momento Mágico de Acolhida. É ali que o cara percebe que não está entrando em qualquer empresa e também entende de forma muito bem clara quem ele precisa ser e o que precisa fazer para se dar bem por lá. Aprender sobre o trabalho, isso vem depois, pois quando a pessoa percebe a Cultura e se apaixona por ela, já entra não apenas como um novo funcionário, mas também como um fã. E aí, como é feito na sua empresa? #fredemfrases

View on Instagram http://ift.tt/2AbrOfp