Depois do Wholefoods market, agora começa a aparecer em vários supermercados a figura do “produce butcher”. A palavra que era usada para açougueiro, agora também significa que aquele estabelecimento tem um especialista para selecionar, fracionar, cortar e preparar frutas, legumes e verduras (FLV) de acordo com a necessidade de cada Cliente. Mais um serviço sendo oferecido por algumas lojas.
Agora, além de pedir para cortar o pedaço de carne e tratar o peixe do jeito que você gosta, é possível fazer o mesmo com frutas, legumes e verduras. Esse movimento é visto como algo para combater supermercados online com serviços de entrega como Amazon fresh e Blue Apron que já vende a receita toda preparada para você apenas cozinhar em casa. O nome dessa tendência lá fora? in-store “produce butcher”. Resumindo: Em um setor específico, você pode pedir para um especialista do estabelecimento cortar e preparar os legumes e verduras do jeito que você gosta e levar para casa. O Cliente pode levar seus produtos para casa ralados, cortados, em cubos etc.

A ideia surgiu em Nova Iorque em 2010. Essa tendência tem se tornado muito comum em supermercados mais sofisticados. Uma parte relevante desse serviço é que o Cliente pode aproveitar e tirar dúvidas com o especialista sobre cada produto, melhor forma de preparo e harmonizações por exemplo; É um serviço que educa o Cliente! Outro fator bem interessante para o varejo físico é trazer algo que era feito nos bastidores, ninguém enxergava, para dentro da loja, tornando o processo de compra mais bacana, através de uma experiência massa!
Além disso, outro fator super legal é a transparência e poder de escolha; O Cliente além de ver e escolher os produtos que quer, ainda pode ver sua manipulação, tudo ali na sua frente. E aí, o que achou? Ah, você já viu essa tendência aqui no Brasil? Onde? A foto acima foi tirada da mateira do site GDRUK que usei como fonte para esse texto.
A pessoa na foto é a Linda Jones, Butcher de legumes da Pusateri’s em Toronto #fredviuporai

 

View on Instagram https://ift.tt/2DYnz48