fbpx

A Amazon se mexe, mas a concorrência também está fazendo a sua movimentação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

blog.001 A Amazon se mexe, mas a concorrência também está fazendo a sua movimentação - Fred Alecrim

 

Ultimamente tenho falado muito da Amazon por aqui.

http://fredalecrim.com.br/2015/04/01/um-marketplace-de-servicos-para-facilitar-a-sua-vida/

http://fredalecrim.com.br/2015/03/31/como-simplificar-para-melhorar-os-resultados/

Como você pode ver acima nas postagens acima, isso é porque a marca está sempre gerando movimentação, mesmo quando navegava sozinha nesse enorme, e cada vez maior, mundo online.

É verdade, a Amazon navegava sozinha no mundo online.  Claro que a sua liderança deve-se muito a competência da marca na entrega de suas promessas, mas com a chegada de uma concorrência forte, vamos ver até que ponto a Amazon consegue manter sua posição de primeiro lugar na opção de compra online de tanta gente.

Entre os concorrentes estão Walmart e Target que estão investindo forte e melhoraram muito a experiência de compra nas suas ferramentas online e os resultados já aparecem, inclusive.  Outras marcas como Bloomingdale’sNordstrom, Crate & Barrel and Costco também estão investindo na melhoria da experiência de compra online para seus Clientes.

Sem falar no gigante chinês Alibaba.com que está faminto atrás do mercado já conquistado pela Amazon.

Uma empresa que pode vir a ser uma forte concorrente da Amazon e não é falada ainda, chama-se Jet.com.  Qual a história por trás dessa marca?

A Jet.com, startup do varejo online com 100 funcionários, tem sede em New Jersey, E.U.A., foi fundada por Marc Lore.  Marc foi fundador e C.E.O. da Quidsi, proprietária do Diapers.com que por muitos anos foi concorrente da Amazon em produtos para bebês e crianças.  Em 2010 a Amazon comprou a empresa do Marc, que ficou na Amazon ainda por alguns anos, por 550 milhões de dólares.

Após dois anos por lá, o Marc saiu e montou um novo negócio, a Jet.com, que pode se tornar um forte concorrente da Amazon.  A ideia é inspirada no modelo da Costco de gerar receita através de um valor cobrado para membros do Clube de compras da empresa.  Na Jet.com os Clientes podem encontrar de tudo, de livros a roupas com um preço de 10 a 15% menor do que qualquer concorrente online.

Como a Costco e seu varejo de desconto, toda boa negociação feita com um fornecedor é repassada para os Clientes membros do clube de compras que para terem preços mais baixos, pagam um valor para serem membros.  E também como EBay e Alibaba.com a Jet.com vai funcionar inicialmente como um marktplace permitindo que empresas ofereçam seus produtos diretamente aos consumidores e concorram entre si.

Segundo Marc, o negócio não ganha dinheiro com as vendas feitas através do seu site, pois o propósito da marca está em conquistar Clientes oferecendo as melhores ofertas pelos melhores produtos.  Sem ter realizado uma só venda em seu novo negócio, a Jet.com já recebeu aporte de 80 milhões de dólares.

Captura-de-Tela-2015-04-04-às-14.45.49 A Amazon se mexe, mas a concorrência também está fazendo a sua movimentação - Fred Alecrim

E aí, o que acha?

Se o seu negócio é o líder do seu segmento, é importante, assim como a Amazon que esteja sempre inovando, se movimentando para não ser surpreendido por algum concorrente, com aconteceu com a Kodak, Blockbuster entre outros.

Se você não é líder do seu segmento ou se vai montar um negócio como você pode inovar de uma maneira a ser uma forte ameaça para o líder do segmento, assim como foi a Apple como iPhone, iPad e iTunes e a Netflix com seu serviço de streaming de filmes, por exemplo.

Pense e aja, já!

fazendo o que ninguém faz,

fazendo d!f3r3nt3 o que já é feito no mercado,  mas lembre-se, sempre pensando em melhorar a vida das pessoas.

0 resposta em “A Amazon se mexe, mas a concorrência também está fazendo a sua movimentação”

Não deixe as tendências se tornarem pendências, se inscreva agora em minha curadoria!

VAREJO COM SIGNIFICADO

Se inscreva para receber em primeira mão tudo o que produzo para e sobre o Varejo. Tendências, dicas, reflexões, oportunidades etc.

VarejoCast

Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

Spotify
Apple Podcasts
YouTube Music
Soundcloud

VarejoCast

Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

Spotify
YouTube Music
Soundcloud
Apple Podcasts