fbpx
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Edmour Saiani vem falando há tempos que ATENDIMENTO é a coisa mais inimitável dentro de uma companhia.

Para que seu Cliente pague FELIZ, pelo seu produto e serviço mais do que paga pelo da concorrência. Colocar atendimento como estratégia de sua marca é uma grande oportunidade que gera além de muita reputação, resultados perenes!!!

então, Guilherme que trabalha na PR-RJ criou o termo AIDDU – Atendimento Incrivelmente Diferente do Usual.

O Edmour tem escrito em seu blog (que está no “links” do nosso blog), sobre o que é AIDDU: O que você vai ler abaixo, é exatamente isso: AIDDU, por Edmour Saiani.

Quer ganhar muito elogios! que tal começar a construir AIDDU, colocando atendimento com estratégia de sua marca?

AIDDU, por Edmour Saiani:

Tenho navegado por muitas organizações nestes últimos anos. Aprendido muitas coisas com elas e ajudado a que elas aprendam algumas coisas.

A Ponto de Referência tem feito um trabalho diferente do que empresas de consultoria fazem. A gente estava com muita dificuldade de dizer o que faz. Mas foi descobrindo aos poucos… Ou assumindo. Simples, mas não fácil, como diz o meu guru Joe Siegel. A gente ajuda as empresas a melhorar seu atendimento.

Um menino maluquinho que trabalha com a gente criou o nome. Foi o Guilherme Mynssen. Saiu AIDDU. Atendimento Incrivelmente Diferente Do Usual. Que para acontecer precisa de Atitude Incrivelmente Diferente do Usual.

Pouco? Muito… Atendimento Incrivelmente Diferente do Usual faz marcas ficarem conhecidas sem gastar muito dinheiro com propaganda, afinal, os clientes falam dela. Stew Leonard, Pike Place Fish, Nordstrom, Starbucks até virar gigante, retomando agora com seu líder voltando à operação para reacender a chama, L. L. Bean desde 1912, estes caras são marcas de muito sucesso.

Marcas de sucesso constroem diferenciais inimitáveis. Pode ser produto que ninguém tem. Design que ninguém tem. Tecnologia que ninguém tem. O cliente valoriza tudo isso. Sempre.

Mas o que o cliente mais valoriza em qualquer relação com uma marca é o atendimento. Atendimento é a sinapse do cliente com a marca. E essa sinapse, bem alimentada constrói excitação a respeito da marca. Como cada vez mais se espera menos de atendimentos, quando alguém constrói AIDDU de fato, o cliente sente, elogia, recomenda. E volta para comprar mais. E quando quer comprar o que marcas com AIDDU vendem, volta para elas.

Só para ninguém me perguntar se AIDDU é utópico, AIDDU é relativo. O cliente não comparar atendimento de supermercado com joalheria fina. O seu atendimento tem que ser melhor que o do seu mercado ou do seu vizinho. Nada inatingível.

Empresas competentes em atendimento cobram mais pelo que vendem e o cliente adora pagar. Não fica pechinchando. Porque sabe que vai pagar por carinho. E carinho não tem preço.

Como se faz para construir AIDDU? Simples, porém não fácil. Tudo começa com uma pergunta: Como o líder da empresa é com gente? Se o cara tiver carinho com gente, tudo pode começar. Mas se gente for discurso para inglês ouvir, esqueça.

Outra pergunta que tenho feito: quanto tempo o pessoal na sua operação dedica a cuidar de gente? Quem aposta? Zero. O tempo todo as formigas de qualquer operação se dedicam a levar comida de dentro para fora do formigueiro. E nada de cuidar de quem faz o que tem que ser feito.

Como conseguir AIDDU se a gente não se dedica a gente? AIDDU é então criar um sistema de trabalho que, no mínimo, ajude todos que participem na empresa a poderem se dedicar uns 15% a gente. Claro, quem se dedica 15% a gente ganha resultados muito mais sustentáveis do que quem não se dedica.

AIDDU começa pelo líder e se espalha pela empresa sem parar até chegar ao momento da verdade, que Jan Carlson tanto valorizou no seu livro sobre a SAS.

Não deixe as tendências se tornarem pendências, se inscreva agora em minha curadoria!

VAREJO COM SIGNIFICADO

Se inscreva para receber em primeira mão tudo o que produzo para e sobre o Varejo. Tendências, dicas, reflexões, oportunidades etc.

VarejoCast

Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

Spotify
Apple Podcasts
YouTube Music
Soundcloud

VarejoCast

Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

Spotify
YouTube Music
Soundcloud
Apple Podcasts