o instituto de patentes do E.U.A divulgou recentemente que o novo certificado da marca apple abrange o “design diferenciado e layout” de sua lojas.
a apple tinha entrado com o pedido de registro de marca para o seu visuUAU! de loja em maio de 2010, após 9 anos da abertura de sua primeira loja.
a marca consiste em dois modelos, uma em cor e uma em preto e branco; os desenhos se assemelham ao típico e já famoso layout de loja da apple com mesas de madeira no meio e nas laterais, onde os clientes podem experimentar livremente os produtos e um Genius Bar e prateleiras de acessórios na parte de trás.
as lojas da apple se tornaram muuuuuito importante para o sucesso da marca e hoje já são as lojas com a melhor venda por m2 do varejo americano.
já falei sobre as lojas da apple e seu sucesso aqui.
nos créditos da patente, os responsáveis pelo design e concepção estão Steve Jobs co-fundador e ex-CEO e Ron Johnson, seu ex-Vice Presidente Sênior de Operações de Varejo (hoje na JC Penney).
hoje são 400 lojas em todo o mundo. sua loja mais rentável é na Regent Street, em Londres, onde vende cerca de £ 60 milhões (94,7 milhões de dólares) em mercadorias por ano.
será que quando deu entrada nessa patente a apple já estava prevendo que seria copiada por outras grandes empresas como a Samsung e Micrososft?
você considera cópias?
abaixo os layouts sa samsung e microsoft no varejo.
loja da microsoft ao lado da loja da Apple para efeito de comparação
loja da samsung
e aí, o que você acha?
fonte: cult of mac