a busca pela d!f3r3nc!ação é peça chave para conquistar consumidores.
mas, isso vale para qualquer tipo de neg[ócio]? com certeza!
e exemplos disso estão aparecendo, aos montes por aí, nos mais variados tipos produtos e serviços.
um exemplo que não é novo e que, pra mim, representa bem essa realidade tão necessária no mercado encontrei no setor de frutas de alguns supermercados.
se você é a pessoa, que assim como eu, é responsável por fazer a “feira” ou ir ao supermercado na sua casa já deve ter percebido.
veja a foto acima. como saber se essa fruta é boa? como saber se está madura?
eu sempre passava por esse tipo de problema. ao chegar em casa e querer uma bela salada de frutas, descobrir que algumas delas estavam verdes ou ainda eram bem ruins.
quando comprava uma fruta bem gostosa, como da próxima vez poderia ter a certeza que está levando a mesma já que no setor de frutas parece tudo tão igual?
agora olhe as fotos abaixo:
doce mel, rei e cepi encontraram um jeito e criaram marcas para suas frutas.
seus produtos inclusive vêm com garantias e promessas para conquistar os consumidores:
selos, adesivos e fitas que prometem coisas do tipo: sou saboroso, + doce, premium e ainda o incrível, estou maduro!
essas promessas, num mercado cheio de opções, são importantes para [ins]pirar o Cliente a comprar a sua marca. é claro que não basta prometer, tem que entregar o que promete!
outra coisa bacana dos exemplos acima é que quem compra e gosta, não encontra problema depois para encontrar a fruta da mesma marca, afinal elas também se diferenciam no visual.
seja com “redinhas” como as frutas rei, seja com a embalagem do abacaxi doce mel que comunica e ainda protege o consumidor ou ainda com fitas, essas marcas se tornam d!f3r3nt3 e conseguem divulgar seus diferenciais aos consumidores de uma forma inteligente!
sempre muuuito bom ver e comprovar que é possível fazer d!f3r3nt3 em qualquer tipo d eneg[ócio].
e aí, qual a promessa de sua marca? como você comunica isso ao seu Cliente?
aos olhos dos consumidores o seu produto e/ou serviço é d!f3r3nt3 e melhor?
ah, e se a fruta não tiver esses diferenciais?
tem um aplicativo para iPhone que promete dizer se a melancia está ou não madura.
chama-se melon meter