Você que me acompanha aqui no blog sabe que tem duas marcas que estão sempre aparecendo por aqui. Starbucks e Amazon. Além de ser fã das duas marcas, elas estão sempre se movimentando, inovando e agindo para continuar sendo relevante paras as pessoas no varejo.
Hoje o papo é sobre a Amazon e seu movimento na direção do varejo físico.
A amazon já tem lojas físicas certo? Então porque falar dessa nova loja em Chicago? Porque esta loja traz novidades em relação ao seu formato. E como toda marca com modelo mental de startup, a Amazon se movimenta como se seus projetos nunca estivessem prontos (eterna versão better) e mesmo uma loja, vai evoluindo a partir das interações com seus consumidores.
No vídeo abaixo você pode conhecer a loja por dentro.
E aí, o que achou? Eu achei muito massa!
A mais famosa e bem sucedida livraria online do mundo começou a funcionar há 22 anos. E no mês passado (março 2017), a marca abriu mais uma de suas lojas físicas, desta vez em Chicago. As lojas físicas da Amazon existem para alguns propósitos.
- Se aproximar dos Clientes que ainda não compram online (vale salientar que no ano passado apenas 8,1% de todas as vendas no varejo americano foram online);
- Aumentar o faturamento da marca com esses Clientes;
- Educar consumidores sobre seus produtos como Kindle e Echo. Estratégia já utilizada com sucesso pela Apple com suas lojas físicas.
Esse é um movimento ainda recente para a Amazon. Sua primeira loja física foi aberta em 2015. Por isso acredito que esse formato ainda vai mudar bastante. Esta loja de Chicago é a 5a. experiência da empresa no varejo físico.
Como falei acima, eu achei o projeto muito massa! Nesta loja há o melhor do varejo físico adicionando pitadas interessantes do varejo online.
Alguns pontos dessa loja:
- Todos os livros estão posicionados, com as capas, de frente para o Cliente. Nada de amontoado de livros espremidos em prateleiras. Livros com capas e nomes impactantes levam vantagem em chamar a atenção do Cliente;
- Cada livro tem, ao seu lado, um display mostrando sua avaliação no site da Amazon e um “review”de Cliente;
- A loja possui 3.800 títulos;
- O estoque da loja é definido, prioritariamente, a partir das avaliações e comentários dos Clientes online. A maioria das obras no estoque da loja física possuem avaliações em torno de 4,5 a 5 estrelas. Para continuar vendendo na loja, o título precisa manter, no mínimo, 4 estrelas na avaliação online;
- Há espaço para os livros mais populares da cidade e espaço para os livros mais bem avaliados no site da marca;
- Os Clientes podem “escanear” a capa do livro com o aplicativo da Amazon e ter mais informações sobre a obra, como também fazer a compra online para receber em casa ou ainda comprra a edição no formato ebook para seu Kindle;
- Parece uma loja de eletrônicos com cara de livraria;
- Na loja, é possível comprar e aprender mais sobre o gadgets da marca como Kindle, Fire, Fire TV e Echo. Há, diariamente, cursos rápidos (5 a 7 minutos) tipo tutoriais para ensinar sobre os gadgets da Amazon;
- A loja tem uma área bem legal para tomar um café (É a segunda loja da marca com um café);
- Há também produtos para cozinha como liqüidificadores e ainda vende jogos e vinil também avaliados a partir de 4,5 estrelas.
Abaixo algumas fotos mostrando alguns detalhes da loja:
Acho que quando dizem que a loja físico não morreu, ela se digitalizou, essa loja da Amazon é um exemplo disso!
Forte abraço, sucesso!
Se quiser ler outros movimentos da Amazon que já apareceram aqui no blog, é só clicar no link:
http://fredalecrim.com.br/?s=amazon