fbpx

Natal Feliz Natal!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Dando um show no Natal e conquistando Clientes pra sempre!

Pra começar…

A data mais esperada pelos varejistas chegou… Muita gente, muitas vendas, muito movimento… Nada se compara ao Natal.

Mesmo quando há crises, sempre haverá pessoas que se sentem tocadas pela magia do Natal e que vêm despertar o papai Noel que existe dentro de si. É bom lembrar que as pessoas estão cada vez mais criteriosas e exigentes e que há no mercado muitas opções para que elas possam escolher o quê e onde comprar seus presentinhos… Quem estiver preparado vai dar show e em troca vai ter a Preferência do Cliente.

Pra não esquecer

Nessa época muita gente vai visitar o seu negócio, então não descuide da preparação. O objetivo é inspirar o Cliente que o visitou a comprar e deixar nele (Cliente), a vontade de voltar no próximo ano e sempre que precisar comprar o que você vende.

Pra fazer

Estar pronto para dar show no Natal é uma tarefa que começa bem antes de Dezembro chegar. Edmour Saiani, consultor de varejo e diretor da Ponto de referência coloca 5 passos fundamentais para se preparar para o Natal e fechar o ano com chave de ouro:

1. Espírito de Natal: Para acender a chama de natal, na loja e nos Clientes, é importante planejar. Reflita sobre o que aconteceu durante o ano. Reflita também sobre o espírito do evento, pra quem o cliente compra? De quem ele prefere comprar? De gente feliz! Em época de dinheiro “contado” o Cliente escolhe muito bem aonde vai comprar. Sem esquecer de acompanhar e avaliar, a todo o momento, bem de perto, se tudo está saindo conforme o planejado.

2. Equipe do Natal: Preparar a equipe, dimensionar o quadro de horas e decidir se precisará ou não de extra-natal são definições importantes e que devem ser feitas logo.

Se for contratar, lembre-se do seu banco de talentos (ex-extras, ex-vendedores bacanas, até Cliente fã…). Para evitar desgastes desnecessários, a dica é definir e deixar bem claro para todo mundo como será feita a remuneração. Sem esquecer de acolher bem o extra na equipe: Fazê-lo sentir-se parte da equipe e a equipe saber que ele vem para somar e não para dividir. Importante também é treinar sobre produtos, serviços, etc.

3. Produtos no Natal: Você sabe do que vai precisar? O que sobrou e faltou no ano passado? Uma coisa é certa. O tempo é curto e o acompanhamento tem que ser diário. Umbigo no balcão nesse caso, não é força de expressão. Altere a arrumação freqüentemente e facilite a vida do seu Cliente..

4. Comunicação de Natal: Para arrumar a sua loja com “cara” de natal, defina a história que a fachada e a vitrine irão contar, como será a ambientação da loja e a sua sinalização.
Fazer o Cliente sentir que o Papai Noel está dentro da sua loja é um ótimo negócio. Lembre-se que a primeira coisa que o Cliente vê é sua fachada e a sua vitrine. Elas devem inspirar quem olha a querer checar o interior da loja.
Outra dica é a sinalização. Valorize sua campanha, sinalize bem suas promoções (principalmente as lembrancinhas de natal) e itens diferenciados.
Uma boa comunicação ajuda os Clientes a encontrarem o que querem e saírem mais satisfeitos da loja.

5. Operação no Natal: Para que essa festa toda tenha um final feliz é preciso acertar a operação nestes dias corridos. Um script do que a equipe tem que fazer em cada momento, eliminar o que os Clientes não gostam na loja e fazer com que a experiência de compra dele seja um verdadeiro UAU é o segredo de uma operação bem estruturada.

Pra finalizar:

O resultado disso tudo? Cliente feliz por ter sido bem atendido e por ter encontrado o que queria e podia comprar; Equipe feliz, pois os Clientes apareceram e compraram. E o dono do negócio também fica feliz, pois vendeu tudo ou mais do que esperava e o caixa está cheio. Além disso, a equipe estando bem, vai conquistar mais e mais Clientes e os Clientes que gostam, gastam e irão voltar no ano que vem e sempre que encontrarem o que estão precisando com um atendimento humano e profissional.


PRa ouvir:
Bombom, brigadeiro, hortelã da banda que vai ser a nova sensação da Bahia: Banda Dona menina.

A música foi composta por um novo e competente compositor que vocês irão ouvir muito falar, dançar e se emocionar com suas canções: André Muzenza

PRa Ler:
Artigo do Kanitz: A coragem de cobrar caro. Você pode encontrar no site www.kanitz.com.br . É muito bom! Saiu na revista veja há algumas semanas.

Abraços e feliz Natal!!!

Frederico Alecrim

Consultor da Ponto de Referência

(Nesse artigo, os trechos em itálico foram retirados do texto Noite feliz, escrito por Edmour Saiani da Ponto de Referência)

Não deixe as tendências se tornarem pendências, se inscreva agora em minha curadoria!

VAREJO COM SIGNIFICADO

Se inscreva para receber em primeira mão tudo o que produzo para e sobre o Varejo. Tendências, dicas, reflexões, oportunidades etc.

VarejoCast

Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

Spotify
Apple Podcasts
YouTube Music
Soundcloud

VarejoCast

Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

Spotify
YouTube Music
Soundcloud
Apple Podcasts