Conveniência para o Cliente é cada vez mais importante, concorda?
Quem tem um negócio deve a todo momento se perguntar o que pode ser feito para tornar a vida do Cliente melhor, mais simples e mais fácil; na Ponto de Referência chamamos isso de Conveniência: Facilitar a Vida do Cliente, ou pelo menos não atrapalhar.
Já escrevi sobre isso aqui:
http://fredalecrim.com.br/2012/07/09/conveniencia-e-o-novo-luxo/
http://fredalecrim.com.br/2012/12/05/tornando-mais-simples-e-mais-facil/
http://fredalecrim.com.br/2012/12/24/um-exemplo-de-conveniencia-em-supermercados/
Quando estava em Atlanta participando de um feira bem bacana chamada NACS (feira de postos de combustível e lojas de conveniência) encontrei um exemplo bem claro de conveniência dentro de um supermercado.
A experiência de ir ao supermercado nem sempre é boa, concorda? Então o que essas empresas podem fazer? Sem dúvida o caminho é oferecer conveniência para seus Clientes. Quem fizer mais e melhor vai conquistar o espaço no GPS do coração e da cabeça dos Clientes.
Nas postagens acima já falei de outros exemplos, uns bem simples como o do provador da H&M e outros um pouco mais complexos como o Click and Collect do Pão de Açúcar.
O Supermercado Publix é um excelente exemplo de operação de varejo. Às lojas que visitei não são enormes como às do Wal-Mart, porém são acolhedoras e cheias de boas surpresas, como por exemplo o atendimento caloroso e competente de sua equipe. Outra coisa que achei bacana é o slogan deles que por si só já é uma super promessa que deve ser cumprida quando o Cliente vai à loja: Onde comprar é um prazer!
Achei muito bacana, por exemplo, esse corredor (duas fotos abaixo) de congelados. Todos os produtos congelados em um único corredor e ainda separados organizadamente por momentos como café da manhã, jantar, entradas etc. E no final do corredor de uma lado tem as bebidas e do outro tem os frios.
Outro exemplo que achei muito legal, ainda nesse corredor de congelados, é que nas “geladeiras/freezers” estavam, fixados de forma bem bacana no vidro externo produtos interessantes e que têm a ver com o produto que está sendo vendido do lado de dentro. Como pode ser visto nas duas fotos abaixo.
Na primeira foto são sacos reutilizáveis que ajudam a manter os alimentos em boas condições por mais tempo na geladeira. E na segunda foto, dentro tem sorvete e fora tem uma ferramenta excelente para ajudar a tirar e servir o sorvete. Esse tipo de exposição de produtos (fixados no vidro externos e que tenham ligação com o produto exposto do lado de dentro) está se tornando bastante comum nos supermercados e lojas de conveniência por lá. Além de ser uma conveniência para o Cliente ainda é um estímulo à venda adicional de uma maneira bem bacana, pois um produto está de alguma forma ligado ao outro.
E também no Publix, há uma grande oferta de produtos “grab and go” prontos para levar e consumir. Na vida corrida de hoje em dia, nada melhor do que encontrar frutas cortadas, saladas de frutas prontas, salada e sanduíches naturais tudo pronto para o consumo imediato.
E aí, o que poder ser feito no seu negócio para tornar a vidas dos seus Clientes mais fácil e melhor?
Pense, aja, já!