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O caminho é tornar mais fácil a vida dos Clientes

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POSTAGEM-BLOG.001 O caminho é tornar mais fácil a vida dos Clientes - Fred Alecrim

Conveniência para o Cliente é cada vez mais importante, concorda?

Quem tem um negócio deve a todo momento se perguntar o que pode ser feito para tornar a vida do Cliente melhor, mais simples e mais fácil;  na Ponto de Referência chamamos isso de Conveniência: Facilitar a Vida do Cliente, ou pelo menos não atrapalhar.

Já escrevi sobre isso aqui:

http://fredalecrim.com.br/2012/07/09/conveniencia-e-o-novo-luxo/

http://fredalecrim.com.br/2012/12/05/tornando-mais-simples-e-mais-facil/

http://fredalecrim.com.br/2012/12/24/um-exemplo-de-conveniencia-em-supermercados/

http://fredalecrim.com.br/2013/07/22/dicas-de-como-o-varejo-esta-levando-conveniencia-para-seus-clientes/

Quando estava em Atlanta participando de um feira bem bacana chamada NACS (feira de postos de combustível e lojas de conveniência) encontrei um exemplo bem claro de conveniência dentro de um supermercado.

A experiência de ir ao supermercado nem sempre é boa, concorda?  Então o que essas empresas podem fazer?  Sem dúvida o caminho é oferecer conveniência para seus Clientes.  Quem fizer mais e melhor vai conquistar o espaço no GPS do coração e da cabeça dos Clientes.

Nas postagens acima já falei de outros exemplos, uns bem simples como o do provador da H&M e outros um pouco mais complexos como o Click and Collect do Pão de Açúcar.

O Supermercado Publix é um excelente exemplo de operação de varejo.  Às lojas que visitei não são enormes como às do Wal-Mart, porém são acolhedoras  e cheias de boas surpresas, como por exemplo o atendimento caloroso e competente de sua equipe.  Outra coisa que achei bacana é o slogan deles que por si só já é uma super promessa que deve ser cumprida quando o Cliente vai à loja:  Onde comprar é um prazer!

Achei muito bacana, por exemplo, esse corredor (duas fotos abaixo) de congelados.  Todos os produtos congelados em um único corredor e ainda separados organizadamente por momentos como café da manhã, jantar, entradas etc.  E no final do corredor de uma lado tem as bebidas e do outro tem os frios.

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Outro exemplo que achei muito legal, ainda nesse corredor de congelados, é que nas “geladeiras/freezers” estavam, fixados de forma bem bacana no vidro externo produtos interessantes e que têm a ver com o produto que está sendo vendido do lado de dentro.  Como pode ser visto nas duas fotos abaixo.

Na primeira foto são sacos reutilizáveis que ajudam a manter os alimentos em boas condições por mais tempo na geladeira.  E na segunda foto, dentro tem sorvete e fora tem uma ferramenta excelente para ajudar a tirar e servir o sorvete.  Esse tipo de exposição de produtos (fixados no vidro externos e que tenham ligação com o produto exposto do lado de dentro) está se tornando bastante comum nos supermercados e lojas de conveniência por lá.  Além de ser uma conveniência para o Cliente ainda é um estímulo à venda adicional de uma maneira bem bacana, pois um produto está de alguma forma ligado ao outro.

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E também no Publix,  há uma grande oferta de produtos “grab and go” prontos para levar e consumir.  Na vida corrida de hoje em dia, nada melhor do que encontrar frutas cortadas, saladas de frutas prontas, salada e sanduíches naturais tudo pronto para o consumo imediato.

IMG_3959-1024x768 O caminho é tornar mais fácil a vida dos Clientes - Fred Alecrim

IMG_3965-1024x768 O caminho é tornar mais fácil a vida dos Clientes - Fred Alecrim

E aí, o que poder ser feito no seu negócio para tornar a vidas dos seus Clientes mais fácil e melhor?

Pense, aja, já!

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