fbpx

O futuro dos postos de gasolina

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Noruega tem planos de proibir a venda de gasolina a partir de 2025.  Já existem acordos firmados com o governo para incentivar a venda e o consumo de “energia verde”.  Quem adorou essa possibilidade foi o Elon Musk, fundador da Tesla.

Na Alemanha, o governo fez parcerias com a BMW, Daimler e Volkswagen para incentivar sua população a comprar mais carros elétricos.  No Japão há, hoje, mais postos de abastecimento de carros elétricos do que postos de combustível tradicional.

Não dá para negar que essa tendência vai impactar e muito no modelo de negócios atual dos postos de gasolina, concorda?  Você pode até pensar, mas vai demorar muito!  Eu sei, mas as marcas que começarem a se mover agora e acertarem a Direção, terão muito mais chances de conquistar mercado, concorda?  Alguns postos de combustível já estão se movimentando, se transformando, aqui no Brasil, em postos de serviços, tentando rentabilizar cada m2 da “loja”. Mas, a gasolina continua sendo a principal fonte de faturamento por aqui.

Olhando pro futuro, é importante agir para não perder a relevância para os Clientes.

A Tesla, por sua vez, está conversando com a Sheetz, rede de lojas de conveniência nos EUA para ampliar a sua rede de estações de carga dos seus carros.

Tesla_Charging_Station O futuro dos postos de gasolina - Fred Alecrim

Nos EUA, os postos de combustível, são em sua maioria, lojas de conveniência que também vendem combustível.  Alguns como a WAWA, por exemplo estão muito fortes na parte de foodservice e chegam a incomodar redes de  fastfood como McDonalds, por exemplo.

E aí, o que você acha?

fontes:

http://nrn.com/consumer-trends/restaurants-test-roadside-juicing
http://www.nacsonline.com/YourBusiness/FuelsCenter/Alternative/News/Pages/ND0607166.aspx?utm_content=NACS%20Daily%20060716:%20newsarticle6%20(Norway%20Plans%20to%20Ban%20Gasoline-Powered%20Cars%20by%202025)&utm_source=NACS%20Daily&utm_campaign=NACS%20Daily%20060716&utm_medium=email&utm_term=593359#.V5ZIqWX1_Cf

Não deixe as tendências se tornarem pendências, se inscreva agora em minha curadoria!

VAREJO COM SIGNIFICADO

Se inscreva para receber em primeira mão tudo o que produzo para e sobre o Varejo. Tendências, dicas, reflexões, oportunidades etc.

VarejoCast

Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

Spotify
Apple Podcasts
YouTube Music
Soundcloud

VarejoCast

Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

Spotify
YouTube Music
Soundcloud
Apple Podcasts