fbpx

Um ótimo exemplo de Capitalismo Consciente na prática

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Capinhas.030 Um ótimo exemplo de Capitalismo Consciente na prática - Fred Alecrim

Manter a equipe engajada é um desafio eterno dentro das organizações, concorda?

É claro que há vários fatores que podem fazer com que uma equipe se engaje mais ou menos e sem dúvida, o seu Líder imediato é uma das principais.

E a melhor forma do Líder fazer isso é sendo e dando exemplo.

Mas, também não posso dizer que dinheiro não é importante.  O Dinheiro só deixa de ser importante quando deixa de ser um problema.  Concordo demais com o autor Daniel Pink quando fala que as empresas precisam pagar um salário bacana para suas equipes para que o dinheiro deixe de ser pauta.  Com a base da pirâmide (de Maslow) bem resolvida, o colaborador pode se concentrar em outras coisas importantes para fazer a empresa produzir mais e melhor:)

Um recente grande exemplo que atende aos dois pontos que falei acima (Líder sendo e dando exemplo e remunerar bem)  vem do CEO e fundador da Gravity, Dan Price.

Olha a cara da equipe da Gravity na foto abaixo

gravity-payments-employees Um ótimo exemplo de Capitalismo Consciente na prática - Fred Alecrim

O motivo de tanta alegria?  É que Dan Price acabou de anunciar que vai cortar em 90% o seu próprio salário como CEO e ainda vai diminuir os lucros da empresa.

Por quê?  Poder pagar melhor aos seus funcionários.  Isso mesmo.  Dan se ins-pirou em um artigo, que leu, sobre o impacto positivo que qualquer incremento no salário pode fazer para quem ganha menos do que 6mil dólares por mês e que ganhar  no mínimo 70mil dólares ao ano torna a pessoa mais feliz.  Isso impacta diretamente na felicidade da pessoa e claro que pessoa mais feliz, trabalha e produz mais e melhor:)

A ideia de Dan virou realidade na segunda passada quando chamou seus 120 funcionários para apresentar seu projeto.  Dentro de 3 anos, todos os funcionários da empresa, sem excessão, ganharão no mínimo 70 mil dólares anuais (mais ou menos 6mil dólares mensais).

Como ele vai fazer isso?

Diminuindo o seu salário anual de 1 milhão de dólares para 70 mil dólares anuais e usando em torno de 80% do lucro de sua empresa previsto para esse ano, algo em torno de 2,2 milhões de dólares.

A média salarial na Gravity era em torno de 48mil dólares, isso significa que para muitos, o salário vai dobrar:)

Abaixo está o Dan Price fazendo o anúncio:

Em várias entrevistas Dan diz que espera melhorar os resultados da empresa com esta ação, pois acredita que vai ter um ambiente mais feliz e produtivo na empresa.  Dinheiro deixará de ser um “problema” que tira o foco das pessoas e as distrai de suas causas.

É um dos melhores exemplos que já ví de capitalismo consciente na prática:)

Nos E.U.A, nesse momento, está havendo uma grande movimentação para o aumento do salário mínimo que é algo em torno de 7 dólares a hora.  Os funcionários de fast-foods pedem aumento para 15 dólares a hora.  Exatamente nessa hora Dan Price faz esse movimento em sua empresa de pagamentos Gravity.

Vale lembrar que os E.U.A são um dos países onde há a maior diferença salarial entre o topo e a base da pirâmide nas empresas, por isso ações como essas têm grande repercussão e acredito que terão resultados ótimos, também.   É uma pena aqui no Brasil os custos trabalhistas serem tão altos. Mas essa ação é ins-piradora!

A sua empresa remunera bem a sua equipe?  Que tal ter e a melhor remuneração do segmento, pelo menos?

pense, aja, já!

Não deixe as tendências se tornarem pendências, se inscreva agora em minha curadoria!

VAREJO COM SIGNIFICADO

Se inscreva para receber em primeira mão tudo o que produzo para e sobre o Varejo. Tendências, dicas, reflexões, oportunidades etc.

    VarejoCast

    Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

    Spotify
    Apple Podcasts
    YouTube Music
    Soundcloud

    VarejoCast

    Ouça agora! Escolha sua plataforma preferida:

    Spotify
    YouTube Music
    Soundcloud
    Apple Podcasts